A crise econômica agravada após a eleição de Javier Milei para presidente da Argentina já afeta o Brasil: o número de argentinos que cruzaram a fronteira terrestre para o Rio Grande do Sul caiu quase 40%, afetando o turismo na região.
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O número, considerando os dez primeiros dias do ano na comparação com o mesmo período do ano passado, caiu 38,6%. A situação ocorre em um período de alta procura pelo litoral gaúcho e de Santa Catarina, impactando aqueles que usam a época para ganhar um dinheiro extra.
A solução encontrada por comerciantes é recorrer a estratégias para atrair os turistas estrangeiros, com várias ofertas de hospedagem – em português e espanhol, tentando chamar a atenção dos argentinos que passam pela BR-290.
A rodovia é conhecida como “Corredor do Mercosul” e é a principal porta de entrada dos “hermanos” no Brasil, pela fronteira, em Uruguaiana. A queda no número de carros circulando é visível para os moradores da região.
Enquanto o setor de hospedagem vive uma situação complicada, os restaurantes veem aumento no movimento. Como muitos turistas estão economizando, a solução é preferir seguir viagem direto, sem pernoite – e aguardar o que vai acontecer com a série de mudanças internas promovidas pelo novo presidente.