Biocombustível também é menos agressivo ao meio ambiente.
Abastecer o carro com etanol está mais vantajoso na maioria dos estados brasileiros em relação à gasolina. O resultado faz parte de uma pesquisa encomendada pelos produtores de álcool.
O setor também iniciou uma campanha para falar de economia no bolso do motorista e da contribuição do etanol ao meio ambiente. Segundo os fabricantes, veículos abastecidos com etanol consomem em média 30% mais que os com gasolina. E, para saber quando compensa usar um ou outro combustível, é preciso fazer uma conta: dividir o preço do litro do etanol pelo da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7 vale escolher o etanol.
Com base nesse cálculo, vale mais a pena usar o álcool em 16 estados e no distrito federal. Apesar disso, segundo a economista do Insper, Juliana Inhasz, é preciso analisar cada caso.
"Você pode encher o seu tanque de etanol ou gasolina, e ver quantos quilômetros que faz em cada um. Em seguida, comparar qual foi o valor por quilômetro rodado", afirmou.
Além do componente financeiro, outra vantagem do etanol é que é menos agressivo ao meio ambiente. Por ser um biocombustível, ele emite quantidades menores de gases do efeito estufa durante a queima. Uma característica que os produtores, em tempos de transição energética, querem destacar para sensibilizar o consumidor e aumentar as vendas do produto.