Um casal de turistas de São Paulo encontrou uma câmera escondida dentro do quarto de um resort de luxo em Porto de Galinhas, em Pernambuco. O equipamento estava instalado em uma tomada, em frente à cama da suíte.
O casal percebeu a situação quando foi tentar conectar o carregador de celular, sem sucesso. A microcâmera estava instalada no lugar onde ficaria o pino do meio e os turistas usaram uma lanterna para ver a luz da lente sendo refletida pela “tomada espiã”.
Após a descoberta, eles acionaram a polícia, que vai investigar quem foi responsável pela instalação do equipamento, desde quando ele está lá e o que era feito com as imagens. A principal suspeita é de venda de imagens íntimas para sites de pornografia online.
A administradora do resort informou, em nota, que repudia qualquer atividade criminosa e que presta apoio aos hóspedes e às autoridades policiais para que os responsáveis pelo crime sejam encontrados e punidos.
Não é a primeira vez que hóspedes encontram câmeras escondidas em propriedades alugadas. Em 2022, um casal denunciou o equipamento em uma propriedade alugada por meio de uma plataforma de aluguel por temporada.
Preocupados com caso de invasão de privacidade, usuários trocam dicas online para prevenir o problema. Entre as sugestões estão checar se há alguma câmera na conexão via bluetooth ou wi-fi ou usar a lanterna do celular para procurar o reflexo da lente. Há até detectores de câmera espiã à venda.