A Polícia Rodoviária Federal (PRF) começou durante a madrugada a Operação Rodovida Carnaval 2024. O Objetivo é reduzir o número de acidentes com reforço do efetivo em locais estratégicos.
+ Bancos, Correios e Shopping: veja o que funciona durante o Carnaval
Além disso, foram divulgadas uma série de dicas de segurança para quem vai pegar a estrada. A corporação pede para que o condutor planeje a viagem e realize uma revisão preventiva.
O SBT News também listou medidas para evitar as indesejadas multas durante a viagem.
É importante verificar a regulagem dos faróis, vida útil dos pneus, qualidade do sistema de freios e fluidos.
Os pets devem ser acomodados no banco, com cinto de segurança específico para eles. O transporte do animal solto, no colo, pernas ou perto da janela gera multa.
As bagagens devem ser levada nos bagageiros, e acomodadas de forma que não atrapalhem a visão do motorista. Não coloque objetos em cima do tampão interno do porta-malas.
O Código de Trânsito Brasileiro não fala como se deve dirigir, mas determina quais calçados podem ser utilizados. Chinelos, por exemplo, são proibidos. Já dirigir descalço é permitido.
Não há restrição
Não há restrição
Não há restrição
É importante lembrar que todos os ocupantes do veículo estejam com documento de identificação, seja físico ou digital. Isso inclui crianças e adolescentes.
Todos os condutores devem utilizar cinto de segurança. Incluindo na parte de trás do veículo. Crianças menores de 7 anos devem utilizar bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação, o que for compatível com o tamanho e peso.
As ultrapassagens devem ser feitas sempre pela esquerda e somente em locais permitidos. A orientação é verificar a distância e a visibilidade do veículo na direção contrária. Se outro veículo estiver ultrapassando, dê a preferência a ele.
Só pode ser usado em paradas em situações de emergência.
Motociclistas devem sempre usar capacetes e manter distância segura de veículos.