O Banco Central (BC) informou, nessa sexta-feira (22), vazamento de dados de mais de 87 mil chaves Pix. Ao todo, informações de 87.368 chaves de clientes da Sumup Sociedade de Crédito Direto S.A. (Sumup SCD) foram vazadas.
+ Banco Central anuncia vazamento de mais de 46 mil chaves Pix
Já é o sétimo caso de dados de Pix vazados desde a implementação do sistema instantâneo de transferências, em 2020. Desta vez, o BC afirmou que os dados divulgados ilegalmente foram nome de usuário, Cadastro de Pessoa Física (CPF), instituição de relacionamento, agência e número da conta.
Dados como saldos, senhas e extratos não foram vazados.
+ Pedágios de rodovias federais terão que aceitar pagamento via Pix e cartão
As causas do vazamento, segundo o BC, foram falhas no sistema de segurança da Sumup, que não afetam a movimentação de dinheiro, por envolver apenas dados cadastrais. O caso ocorreu entre os dias 28 de setembro de 2023 e 16 de março de 2024.
O BC ainda fez alerta aos clientes da Sumup: todos os afetados irão receber uma notificação pelo aplicativo da sua instituição bancária, para que não caiam em possíveis golpes por meio de chamadas telefônicas, SMS e avisos por aplicativos de mensagens ou e-mail.
Em nota, a Sumup informou ter sido comunicada do vazamento pelo BC: "A empresa agiu rapidamente para mitigar a situação, aumentar a proteção dos dados e diminuir as chances de que o fato ocorra no futuro".
*Estagiária sob supervisão de Felipe Moraes