Maior medalhista do Brasil em Jogos Olímpicos, a guarulhense Rebeca Andrade disputou o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística no final de semana, em João Pessoa, na Paraíba. Atleta do Flamengo, ela ajudou a equipe a conquistar o título nacional por equipes e foi campeã nas paralelas assimétricas.
Rebeca teve nota 14.500, bem superior as colegas do Flamengo que chegaram ao pódio, Gabriela Vieira (13.100) e Isabel Ramos (13.000). Por equipes, ela contribuiu nas assimétricas (14.300) e no salto (14.600). Desgastada pelos Jogos Olímpicos, em que rivalizou com a norte-americana Simone Biles e trouxe quatro medalhas, a guarulhense foi poupada nos demais aparelhos. Ela já avisou que não vai mais disputar o individual geral e o solo.
“Gosto muito de saber que hoje sou referência para tantas crianças. Fico muito feliz por poder inspirá-las e fazê-las sonhar. É importante que elas acreditem que podem ser aquilo que elas quiserem ser”, afirmou Rebeca.
As demais medalhistas brasileiras também foram poupadas por conta do desgaste pelo ano olímpico. Júlia Soares foi campeã no individual geral, mas estava classificada para três finais por aparelhos e abdicou das disputas. Lorrane Oliveira só competiu nas barras assimétricas, porém errou nas eliminatórias e ficou fora da final. Flávia Saraiva e Jade Barbosa não foram inscritas, sendo que a primeira se recupera de uma cirurgia, enquanto a segunda foi poupada.