Os motociclistas e os pedestres são as maiores vítimas fatais dos acidentes de trânsito em Guarulhos. É o que aponta o levantamento da plataforma Infosiga, sistema do Governo do Estado de São Paulo para monitorar esse tipo de ocorrência.
Entre janeiro e junho deste ano aconteceram 69 mortes decorrentes de acidentes de trânsito em Guarulhos, uma média de um a cada dois dias e meio. Destes, 28 envolveram motociclistas e 23 pedestres, ou seja, 74% das vítimas fatais.
Diferentemente do que se possa imaginar, os jovens não são as maiores vítimas no trânsito. Apenas 28% dos óbitos ocorreram com pessoas com até 29 anos. A pessoa mais idosa vitimada tinha mais de 80 anos. Por outro lado, o Infosiga aponta que 87% dos mortos são homens.
Ocorreram também sete mortes de pessoas que estavam em automóveis, outras sete de ciclistas, dois que estavam em caminhões e dois em outros tipos de veículos não especificados.
Quase metade dos acidentes ocorreu em rodovias, o que em Guarulhos não chega a ser novidade, já que a cidade é transpassada pelas rodovias Ayrton Senna, Presidente Dutra, Hélio Smidt e Fernão Dias.