Cerimônia realizada nesta quarta-feira (10) no Adamastor empossou os 35 novos conselheiros tutelares de Guarulhos, que atuarão na cidade até 2027. A atuação acontecerá nas regiões Bonsucesso, Centro, Cumbica, Pimentas I, Pimentas II, São João e Taboão e os profissionais serão responsáveis por zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente na cidade.
Os conselheiros receberam o certificado das mãos do prefeito Guti, do secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Fábio Cavalcante, do secretário de Governo, Edmilson Americano, e das demais autoridades que representavam a Câmara Municipal, ONGs, a Ordem dos Advogados do Brasil e forças policiais que atuam em conjunto com o Conselho Tutelar. Além disso, aqueles que deixam o cargo neste momento entregaram às autoridades uma prestação de contas com todas as atividades realizadas e avanços conquistados entre os anos de 2020 e 2023.
De acordo com Guti, a função de conselheiro é muito difícil e extremamente importante para a cidade. “O trabalho que vocês vão exercer é impagável e nós somos muito gratos porque isso transforma a cidade em um lugar melhor. A gente sabe o quanto é complexo, custoso e dolorido voltar pra casa muitas vezes tendo presenciado situações complicadíssimas e é até difícil continuar, mas vale a pena porque isso muda vidas”, disse. O prefeito revelou também que o objetivo é continuar expandindo o trabalho para que seja possível alcançar cada vez mais famílias.
O secretário Fábio Cavalcante aproveitou a oportunidade para celebrar a criação da segunda unidade do Conselho Tutelar no Pimentas, que passou a funcionar a partir deste mandato. “Trata-se de uma importante conquista que tivemos nos últimos anos, já que a região precisava de mais uma unidade, haja vista o número elevado de casos de violação de direitos. É mais um meio de garantir o bem-estar de nossas crianças em situação de vulnerabilidade”, comentou.
A presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Priscila da Silva Santos, lembra que a instituição sempre contou com a parceria do governo municipal, do secretário Cavalcante e da sociedade civil nesse trabalho. “É essencial que o Conselho Tutelar seja cada vez mais fortalecido em Guarulhos. Quando a gente fala de infância e adolescência falamos de construção de futuro, de preservação de direitos e de dignidade para as pessoas. É uma luta árdua, mas muito significativa”, disse.
Novos conselheiros
Bonsucesso
Irene Porfírio Vilar de Souza
Tammy Regina Ferreira Fernandes
Dayse de Lima Santos Ribeiro
Alécia Ferreira dos Santos
Elizete Geraldo dos Santos Cruz
Centro
Mauricio Renato de Souza Junior
Maria Sobral do Rosário Farias
Nair Martins Gomes da Silva
Alessandra Maria de Almeida Carvalho
Geralda Vieira Rocha Santos
Cumbica
Evandro Silva Marques
Jessica do Nascimento Sampaio Ladislau
Reginaldo de Moraes
Grasiele Soares de Souza
Rosemary Ramalho da Silva Pinheiro
Pimentas I
Leonardo Vitor de Queiroz Laranjeira
Adriana Rodrigues de Souza
Sandra Suely Vieira da Silva Duarte
Carla Duque de França Theodoro
Sandra Regina de Jesus Landim
Pimentas II
Nathacia Barbosa Amaral
Sonidelâne Cristina Mesquita
Joseildo Bernadino Costa Júnior
Rafaela Costa dos Reis Arcoverde
Antonio Benedito Martins
São João
Érica Antonia Lopes ribeiro Silva
Adriana de Oliveira Ramiro
Neide Américo de Lima Monteiro
Bertulino Santos Santana
Gilmária Ferreira Costa
Taboão
Fabiana Marques da Cruz Silva
Juliana Gomes Corrêa de Lira
Neide Maria dos Santos Medeiros
Maria Vilma Ferreira
Sandra Amorim dos Santos Silva
Fotos: Fábio Nunes Teixeira/PMG
Galeria de Imagens: https://www.
10/01/2024