A PF (Polícia Federal), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, deflagrou na manhã desta sexta-feira (9), as Operações Matrioska e Vervanger II, com o objetivo de prender os responsáveis pelo envio de cocaína ao exterior por meio do modal aéreo.
Policiais federais cumpriram em Guarulhos e São Paulo, no âmbito da Operação Matrioska, cinco mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão temporária, com o objetivo de prender os responsáveis pela inserção de 90 quilos de cocaína no sítio aeroportuário, área restrita, e posterior introdução no porão da aeronave que partiria com destino a Lisboa, em Portugal.
Na ocasião do fato, servidores da Receita Federal, pararam a aeronave, que já estava em procedimento de decolagem, e desceram toda a carga contida nela, conseguindo localizar a substância ilícita.
Já a Operação Vervanger II, teve início a partir das investigações desencadeadas devido a apreensão de uma mala contendo 15 Kg de cocaína, que foi despachada por um passageiro que não embarcou com destino a África do Sul. Nesta operação foram cumpridos em Guarulhos dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária.
As operações foram deflagradas simultaneamente em razão do fato de que um dos envolvidos é suspeito de participar das duas tentativas de tráfico internacional de drogas.