Neste domingo (6), 872.880 guarulhenses vão às urnas nas 2.244 seções eleitorais para eleger o prefeito que vai comandar a cidade entre 2025 e 2028, além dos 34 vereadores que ocuparão as cadeiras da Câmara Municipal. As ruas da cidade amanheceram sujas com os santinhos dos candidatos, principalmente próximo aos colégios eleitorais.
A Prefeitura atua no recolhimento de placas de candidatos desde a madrugada deste domingo (6), além da limpeza das ruas. O trabalho deve ser intensificado. Diferentemente de outras eleições municipais em Guarulhos, são poucos casos de boca de urna. E mesmo estes ocorrem distante das escolas.
O excesso de santinhos nas ruas é perigoso e pode causas acidentes, como escorregões e quedas, principalmente para idosos. Além de ser um desrespeito com o meio ambiente, com a cidade e com a população.
A votação terá início às 8h e se estenderá ao longo do dia, até 17h. A legislação brasileira determina que o voto é obrigatório para quem tem idade entre 18 e 70 anos e facultativo para pessoas analfabetas, jovens com 16 e 17 anos e para todos com mais de 70 anos.
Mas é necessário estar com o título eleitoral em situação regular e mesmo que o nome do eleitor não apareça no caderno de votação da zona eleitoral, ele poderá exercer a cidadania se seus dados eleitorais constarem no cadastro da urna eletrônica de sua zona eleitoral.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, os eleitores deverão comparecer à seção eleitoral apenas com um documento oficial com foto. São aceitos e-Título, carteira de identidade, identidade social, passaporte, carteira profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, ainda que a validade esteja expirada.
(Com informações da Agência Brasil)