O vereador Lucas Sanches (PL), aos 29 anos, foi eleito neste domingo (27) o prefeito mais jovem da história de Guarulhos. Com 58,58% dos votos válidos, ele venceu o ex-prefeito Elói Pietá (Solidariedade), que teve 41,42%, com 91,31% das urnas apuradas. O liberal assume o mandato em 1º de janeiro, no lugar de Guti (PSD).
Essa é quarta eleição de Lucas. Em 2016, teve 604 votos para vereador. Em 2020, foi eleito parlamentar com 4.851 votos. Em 2022, ficou na segunda suplência para deputado federal pelo PP. Em 2023, ele migrou para o PL, já com foco na disputa à Prefeitura de Guarulhos.
Apesar de não ter apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a candidatura dele foi apadrinhada pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. Aliás, a única cidade do Alto Tietê que nunca tinha sido comandada pelo PL era justamente Guarulhos. Valdemar apostou alto neste pleito. A Direção Nacional do PL injetou R$ 8,5 milhões na campanha, que foi a mais forte financeiramente da cidade.
Valdemar decidiu enviar o vereador de Itaquaquecetuba, Carlos Santiago, para comandar a campanha. Ele foi candidato a vereador por Guarulhos e foi eleito em 6 de outubro. Ele é cotado para ser secretário municipal de Governo a partir de janeiro e disputar a eleição para deputado estadual em 2026.
Lucas encarou uma campanha difícil com fortes acusações de seu ex-chefe de gabinete Caique Marcatt por supostas irregularidades, os quais sempre negou. Com forte atuação nas redes sociais, a campanha dele cresceu na reta final do primeiro turno. Ele também teve boas atuações nos debates e conseguiu surpreender ao vencer o primeiro turno.
No segundo turno, Lucas passou a angariar apoios da base aliada de Guti e do governador Tarcísio de Freitas. Todas as pesquisas passaram a apontar a vitória dele com ampla vantagem.
Entre suas principais propostas estão os programas Remédio em Casa, tarifa gratuita de ônibus aos domingos, construção do Hospital São João, conclusão dos dois andares restantes do Hospital Pimentas Bonsucesso, além de trabalhar na melhora das condições econômicas da cidade.