Seja bem vindo ao nosso site TV Gru Web - tvgruweb.com.br.

TV Gru Web
GUARULHOS

16,71% dos moradores de Guarulhos vivem em favelas

Publicada em 11/11/24 às 10:29h - 79 visualizações

por : GRU DIÁRIO


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: REPRODUÇÃO: Tv Gru Web)

Cidade possui 170 comunidades, aponta Censo

O Censo Demográfico 2022 encontrou 170 favelas e comunidades urbanas em Guarulhos, onde viviam 215.969 pessoas, o que equivale a 16,71% da população da cidade. O município possui o dobro de moradores em favelas do que a média nacional, que é de 8,1%.

De acordo com o IBGE, as três maiores favelas de Guarulhos são Vital Brasil (3.152 residências), Novo Recreio (3.053 residências) e Anita Garibaldi/Portelinha (2.984 residências). Em todo o Brasil, são 12.348 favelas e comunidades urbanas, com 16.390.815 pessoas.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (8) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), na Areninha Cultural Herbert Vianna, na comunidade da Maré, no Rio de Janeiro. Os dados também estão disponíveis no Sidra, na Plataforma Geográfica Interativa e no Panorama do Censo.

O IBGE pesquisa as Favelas e Comunidades Urbanas desde 1950 e vem aprimorando a abordagem deste tema nos censos demográficos. De acordo com o órgão, há uma dificuldade inerente para dimensionar esses territórios que são muito dinâmicos e, em grade parte, não têm limites oficialmente estabelecidos ou domicílios cadastrados.

Em 2010, pela primeira vez, foi divulgada a população de cada uma das favelas e comunidades urbanas encontradas pelos recenseadores do IBGE. Em 2022, o IBGE contou com dados georreferenciados da Aneel para auxiliar a coleta e usufruiu de recursos digitais melhores que os da década anterior, incluindo as imagens de satélite.

Cayo Franco, coordenador de Geografia do IBGE, defendeu o trabalho realizado.

“Nos anos que antecederam o Censo 2022 foi sendo ampliado o diálogo com organizações e entidades representativas das favelas e comunidades, que não só participaram da operação censitária, como atuaram na redefinição da terminologia utilizada pelo IBGE, que substituiu a designação “Aglomerados Subnormais” para “Favelas e Comunidades Urbanas”, explicou.

Na fase final de apuração do Censo 2022, o IBGE realizou a campanha “Favela no Mapa” em parceria com o Instituto Data Favela e a Cufa (Central Única das Favelas), com o objetivo de garantir a cobertura completa do Censo demográfico nas favelas e comunidades urbanas. A campanha nacional foi importante para que aqueles domicílios e moradores ainda não recenseados nestes territórios tivessem a oportunidade de fazer parte do retrato da realidade nacional.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site TV Gru Web
Visitas: 164939   Usuários Online: 29
Nosso Whatsapp (11)97162-2211
Copyright (c) 2024 - TV Gru Web - CHAVE PIX: 074.962.038-23/ Obrigado pelo apoio.

Seja bem vindo ao nosso site TV Gru Web - tvgruweb.com.br!

Converse conosco pelo Whatsapp!