Recursos serão repassados por meio do Fundo Estadual de Assistência Social.
O Governo de São Paulo vai destinar R$ 79,4 milhões para fortalecer a rede de assistência social em cerca de 150 municípios. O investimento será feito por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS) e prevê a criação de 32 serviços regionais voltados à proteção de populações vulneráveis, como pessoas com deficiência e mulheres vítimas de violência.
De acordo com a secretária estadual de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém, a iniciativa tem como objetivo regionalizar os serviços e garantir que mais municípios tenham acesso a atendimentos de alta complexidade. “É um esforço institucional contínuo para garantir que todos os cidadãos tenham acesso aos serviços que precisam”, afirmou.
Os recursos serão repassados por meio do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS). A seleção dos municípios levou em conta o Índice de Demanda de Necessidade de Serviços, elaborado pela SEDS, que avaliou os 645 municípios paulistas para identificar onde há maior necessidade e impacto potencial.
Um dos principais focos é a criação de Residências Inclusivas, que acolhem jovens e adultos com deficiência sem apoio familiar. Segundo o governo, essa é uma das demandas mais urgentes da rede socioassistencial. A distribuição dos recursos será feita da seguinte forma: