A greve geral na Argentina convocada pela Confederação Geral do Trabalho para o dia 24 de janeiro fez com que as companhias aéreas brasileiras cancelassem os voos para esta data.
A manifestação é em resposta ao megadecreto anunciado pelo novo presidente, Javier Milei, em dezembro do ano passado, que inclui 300 reformar para desregular a economia e promoveu uma série de modificações em regulações de planos de saúde e leis trabalhistas.
Em nota, a GOL informou que cancelou todos os seus voos de ida e volta da Argentina no dia 24, que partiriam para as cidades de Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e Rosário. Todos os clientes terão seus voos remarcados e poderão realizar alterações e solicitar reembolso integral sem custos.
A LATAM também confirmou que terá voos afetados pela greve geral. A empresa informa que, entre as alternativas dos clientes, está a alteração do voo sem custos, para até 15 dias depois da data original, e reembolso integral sem multa.
Por telefone, a Azul esclareceu que não irá operar com voos na Argentina na quarta-feira (24) e, por isso, não terá seu itinerário afetado pela greve.
Os voos poderão ser remarcados para outras datas e os clientes poderão realizar a alteração sem custos, podendo solicitar reembolso integral, de acordo com a vontade de cada passageiro. Clientes com bilhetes marcados para esta data estão recebendo comunicação via e-mail e SMS, de acordo com os dados informados no ato da compra, já podendo realizar a autogestão de seus bilhetes nos Canais Digitais da GOL.
Para atender os clientes afetados, a GOL criou operações extras para os dias 25 e 26 de janeiro. Em casos de dúvidas, o cliente pode entrar em contato com a Central de Relacionamento pelo 0300 115 2121. Para compras com milhas, o Cliente deve procurar diretamente a Smiles pelo telefone 0300 115 7001 (Smiles ou Prata), ou 0300 115 7007 (Ouro Diamante).
Para clientes na Argentina, o número de contato é o +55 11 3471 2973, com atendimento em espanhol das 8h às 20h. Clientes que adquiriram bilhetes por agências de viagem devem procurar diretamente seus representantes."
A Latam ofereceu duas alternativas para clientes afetados pelo cancelamento: alteração ou reembolso. Segundo a companhia aérea, os passageiros podem alterar a data do voo sem multa (tanto ida quanto volta) para uma nova data de viagem até 15 dias após a data original.
Em caso de reembolso, podem ser solicitados sem multa para todos os bilhetes não utilizados. A Latam sugere que os passageiros confirmem o status do voo no site https://www.latamairlines.com/br/pt/flight-status