Seja bem vindo ao nosso site Tv Gru Web A televisão e o rádio são ferramentas poderosas para conectar pessoas, trazendo música e informações que transcendem fronteiras e distâncias, criando uma comunidade global unida.!

Mundo

Israel proíbe atividades da agência da ONU para palestinos

Publicada em 30/01/2025 às 09:37h - 70 visualizações JPNEWS

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Israel proíbe atividades da agência da ONU para palestinos

Governo israelense acusa UNRWA (Agência das Nações Unidas para os Refugiados da Palestina) de acobertar combatentes do Hamas e bloqueia operação dentro do país.

Lei estipula que o trabalho da agência deve ser realizado sem a participação do Estado de Israel

A agência da ONU para refugiados palestinos (UNRWA) terá que interromper seu trabalho “em território israelense” nesta quinta-feira (30), um ano após ser acusada de acobertar combatentes do Hamas. Após mais de 75 anos prestando apoio aos refugiados palestinos no Oriente Médio, a UNRWA não poderá mais operar em Israel nem manter contato com as autoridades israelenses.

A Suprema Corte de Israel rejeitou na quarta-feira um pedido para suspender a aplicação das leis israelenses aprovadas em outubro para encerrar as atividades da agência. Segundo o tribunal, as leis se aplicam apenas “no território soberano de Israel” e “não proíbem (a atividade da UNRWA) nas regiões da Judeia-Samaria (Cisjordânia ocupada) e na Faixa de Gaza“.

A lei estipula que o trabalho da agência deve ser realizado sem a participação do Estado de Israel. A agência entrou em conflito repetidamente com autoridades israelenses, que a acusam de minar a segurança do país. A hostilidade se intensificou após o ataque do movimento islamista palestino Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023, com acusações de que funcionários da UNRWA estavam envolvidos na ação.

Direito internacional 

A agência foi criada em dezembro de 1949 para apoiar refugiados palestinos forçados ao exílio após a criação de Israel em 1948. Ela fornece serviços públicos, como saúde e educação, a quase seis milhões de palestinos na Faixa de Gaza, na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, além de Líbano, Síria e Jordânia.

A situação é especial em Jerusalém Oriental. Por um lado, o embaixador israelense na ONU, Danny Danon, exigiu que a UNRWA desocupasse “todos os edifícios que utiliza até 30 de janeiro”. Mas no campo de refugiados de Shuafat, também em Jerusalém Oriental, a UNRWA não cessará suas atividades.

Jerusalém Oriental está ocupada e anexada por Israel desde 1967, embora não seja reconhecida como território israelense. “É isso que o Estado de Israel tem feito desde sua existência (…), colonizado na esperança de tornar essas injustiças irreversíveis e tornar os direitos palestinos negociáveis”, disse Ines Abdel Razek, do Instituto Palestino para a Diplomacia Pública.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que lamenta a decisão e pediu que Israel recue, afirmado que a agência é “insubstituível”. Para o governo israelense, a proibição da agência é uma vitória política. “A UNRWA está cheia de membros do Hamas, não apenas os 19 que a UNRWA está investigando (…) mas também centenas de funcionários”, disse o porta-voz do governo David Mencer na quarta-feira.

No final de janeiro de 2024, Israel acusou 12 funcionários da UNRWA de envolvimento no ataque de 7 de outubro, provocando uma tempestade dentro da agência. Mais tarde, outros sete nomes foram acrescentados à acusação. A denúncia levou vários doadores a suspender o financiamento da agência. Uma investigação da ONU em agosto descobriu que apenas nove membros da equipe “podem estar envolvidos”.

*Com informações da AFP
Publicado por Victor Oliveira

 

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Hora Certa

Banner Lateral 02
Banner Lateral 01
Banner Lateral 03
Banner Lateral 04
No Ar
Fotos da Cidade Guarulhos
Teatro Padre Bento
Santuário Bom Jesus da Cabeça
Calçadão Dom Pedro II
Lago dos Patos Vila Galvão
Parque Bom Clima JB Maciel
Museu Histórico Municipal
Câmara Municipal de Guarulhos
Presidente da Câmara Fausto Miguel Martello
Prefeito Lucas Sanches
Ponte de Guarulhos
Galeria de Fotos
TV Gru Web
TV Gru Web
+ Acessadas
Casal é flagrado fazendo sexo na Sapucaí durante ensaio de Carnaval.
Kits da Corrida e Caminhada do Batom começam a ser entregues nesta quinta-feira.
Bosque Maia recebe evento de adoção de cães e gatos neste domingo.
Guarulhos lança primeiro micro-ônibus do Brasil movido a gás natural.
Corrida e Caminhada do Batom reúne 5 mil mulheres na região do Bosque Maia.
Notícias da Câmara Municipal - Vereadores votam quatro projetos em Sessão desta quarta-feira.
Operação Guarulhos Mais Segura desenvolve ações em pontos diversos da cidade.
Apresentação teatral no CEU Ponte Alta ensina valores como empatia e inclusão.
Transporte público de Guarulhos passa a contar com 14 novos micro-ônibus.
Prefeitura valoriza as culturas tradicionais com a abertura do Espaço de Cultivo e Saberes Ancestrais.
Fan Page
Parceiros
Parceiro 01Parceiro 02Parceiro 03Parceiro 04

Copyright (c) 2025 - Tv Gru Web - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD