Víctor Atallah, ministro da Saúde, disse que possivelmente há mais vítimas nos escombros da casa Jet Set, que desabou na madrugada de terça-feira (8).
221 pessoas morreram após o teto da boate Jet Set desabar na madrugada desta terça-feira (8). Nesta quinta-feira (10), a República Dominicana prestou homenagem ao popular cantor Rubby Pérez, que também morreu sob os escombros. “Os dados que temos deixam o país de luto, deixam a família dominicana de luto”, disse à imprensa Juan Manuel Méndez, diretor do Centro de Operações de Emergência (COE). “Infelizmente, temos um total de 221 pessoas [mortas] neste momento”. Um relatório consolidado sobre todas as vítimas será divulgado nas próximas horas. “Os membros da nossa brigada já estão concluindo os esforços de busca”, disse Méndez mais cedo.
Mais de 300 socorristas trabalharam entre os escombros de tijolos, chapas de zinco e barras de aço da boate. O ministro da Saúde, Víctor Atallah, disse que possivelmente há mais mortos nos escombros. “Ninguém ficará sem identificação e ninguém ficará sem resposta”, disse ele à imprensa. “Vamos remover até a última pedra que precisa ser removida e vamos procurar por tudo que precisa ser procurado”.
Na quarta-feira (9), a equipe de emergência afirmou que encerraria as operações de busca durante a noite. Desde esse anúncio, 74 corpos foram encontrados. Méndez também relatou que 189 pessoas foram “resgatadas com vida” desde a terça-feira. As autoridades descartaram a possibilidade de encontrar novos sobreviventes.
O governo anunciou que abrirá uma investigação sobre o incidente assim que as operações de resgate forem concluídas. “Não podemos ficar com dúvidas”, disse o ministro Atallah. “Todo dominicano, dominicana ou estrangeiro que visitou o país receberá uma resposta do sistema”.
Os parentes das vítimas se reúnem no necrotério para exigir informações. Uma lista com os nomes dos falecidos foi fixada na lona de uma tenda próxima, lotada de pessoas. “Nenhum instituto de patologia tem capacidade para lidar com tantos corpos tão rapidamente”, disse Atallah, após anunciar que novos centros serão abertos para acelerar os esforços de identificação.
*Com informações da AFP
Publicado por Nátaly Tenório