Um filhote de arara-azul-de-lear nasceu neste sábado (16) no Zoológico de São Paulo. A espécie, natural do Brasil, está ameaçada de extinção e, por isso, faz parte de um programa de conservação para reintrodução das aves em seu habitat natural. (Veja vídeo abaixo).
O Zoo de São Paulo é o único zoológico a reproduzir a arara-azul-de-lear em todo o continente americano. O nascimento aconteceu na noite de ontem, dia especial para a instituição, que completa 66 anos.
"Nós amamos essa notícia, e ficamos ainda mais felizes que tenha acontecido em um dia tão importante como o nosso aniversário de 66 anos", afirmaram.
Ainda não é possível saber o sexo do filhote. Posteriormente, isso será verificado por meio de um exame de DNA.
Os papais, Maria Clara e Francisco, vivem no Zoo. Vítimas do tráfico de animais, eles chegaram ao local em 2004 e 2006, respectivamente.
A arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari), originária da caatinga baiana, é um alvo fácil de comércio ilegal e, consequentemente, está entre as aves brasileiras em perigo de extinção. Em 2022, a população da espécie era estimada em cerca de 2,2 mil indivíduos.