A Eletrobras informou nesta segunda-feira (2) que o desligamento da subestação Guarulhos que causou o apagão em mais de 100 mil casas em Guarulhos, além de vários bairros na capital paulista por mais de duas horas no sábado (31), foi causado por curto-circuito provocado por uma pipa.
Às 17h30, conforme mostra um vídeo, o corpo de uma pipa atinge o primeiro barramento da subestação. O curto circuito gerou o acionamento dos sistemas de proteção que impediram danos maiores aos equipamentos e desligaram o primeiro barramento.
Doze segundos depois, uma rabiola construída com linha metálica, contendo alumínio em sua composição, atingiu o segundo barramento e causou um novo curto-circuito nesse último. O acionamento de equipamentos de proteção ocorreu novamente conforme previsto e levou ao desligamento total da subestação, composta por dois barramentos.
O apagão aconteceu às 17h31 por uma falha em uma subestação da Eletrobras em Guarulhos e atingiu as redes da EDP e da Enel. As regiões mais atingidas na cidade foram Centro, Vila Galvão, Gopouva, Vila Rosália, Macedo, Parque Continental e Parque Santo Antônio. O reestabelecimento da energia elétrica das áreas afetadas aconteceu às 19h37.
Somente no ano de 2023 a Eletrobras registrou cinco incidentes em subestações provocados por pipas. Soltar pipas ou balões e fazer queimadas em locais próximos a linhas de transmissão é um risco de vida para as pessoas e também um risco para o funcionamento da rede elétrica.