O alerta prevê, entre Guarulhos e demais regiões metropolitanas, uma precipitação entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de rajadas de vento de 60 a 100 km/h.
As chuvas devem ocorrer na maior parte das regiões paulistas, com destaque para áreas como Campinas, São José do Rio Preto, Vale do Paraíba e Litoral Norte, onde o volume de precipitação pode ser mais elevado.
Na capital e região metropolitana, há possibilidade de temporais em ambos os dias, o que pode causar transtornos em áreas urbanas, como alagamentos e enxurradas.
No litoral paulista, as chuvas moderadas colocam a área costeira em estado de atenção devido ao risco de raios. Banhistas são orientados a deixar as praias durante a formação de mau tempo, já que descargas elétricas podem ocorrer antes mesmo do início da chuva.
A partir de domingo (22) até terça-feira (24), a previsão é de tempo mais estável em todo o estado. A presença do sol entre nuvens deve elevar as temperaturas, trazendo sensação de calor e abafamento. Durante esse período, a chance de chuvas significativas será praticamente nula.
Os temporais, apesar de rápidos, podem causar transtornos devido à grande intensidade de chuva, rajadas de vento e queda de raios. A Defesa Civil recomenda:
Sinais de alerta para deslizamentos incluem rachaduras em paredes, postes ou árvores inclinados e água lamacenta descendo de morros. Nessas situações, os moradores devem evacuar a área imediatamente e acionar a Defesa Civil.
A população pode cadastrar seu CEP para receber alertas via SMS. Basta enviar uma mensagem com o código postal para o número 40199 e ficar informado sobre condições de risco em sua região.
Mantenha-se atualizado e siga as orientações das autoridades para garantir sua segurança durante os próximos dias.