google.com, pub-2091273090686596, DIRECT, f08c47fec0942fa0
O credenciamento será válido por cinco anos, com possibilidade de renovação, e permitirá aos profissionais e empresas habilitados o acesso aos sistemas informatizados do Detran-SP, essenciais para a emissão de documentos e acompanhamento de processos administrativos.
Os despachantes já registrados têm até o dia 31 de janeiro de 2025 para aderir às novas exigências. O não cumprimento resultará no bloqueio de acesso aos sistemas do Detran-SP.
Os candidatos que atenderem aos requisitos devem assinar um Termo de Adesão, que formaliza a habilitação e define direitos e deveres. O termo também exige o cumprimento das normas de conduta previstas na legislação vigente.
O Detran-SP reforça a importância da proteção de dados pessoais, alinhada à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e exige que os credenciados adotem medidas eficazes para garantir o sigilo das informações acessadas.
Os despachantes documentalistas atuam como intermediários entre cidadãos e órgãos públicos na área de trânsito, auxiliando em atividades como:
Embora os despachantes ofereçam suporte essencial, o Detran-SP destaca que 76 dos 109 serviços do órgão estão disponíveis online, incluindo renovação de CNH e transferência de veículos, promovendo praticidade e autonomia aos cidadãos.
Os interessados devem acessar o portal oficial do Detran-SP (www.detran.sp.gov.br) para consultar o edital completo e realizar o envio da documentação.